Autenticação do Usuário
E-mail
Senha
Esqueci minha senha

Ainda não tem seu Perfil Jurid??
Cadastre-se
Jornal Jurid
pesquisa

Sexta Feira, 25 de Abril de 2014 | ISSN 1980-4288


Seu nome causa constrangimento? A mudança pode não ser complicada!

Fonte | Espaço Vital - Terça Feira, 21 de Junho de 2005





Apesar de nunca terem sido contabilizados – e esta seria uma boa estatística que os cartórios de Registro de Nascimento poderiam fazer –, não são raros os casos de pessoas que passam a vida inteira se queixando do nome que seus pais lhe impuseram ao nascer. Alguns são uma verdadeira afronta à auto-estima do cidadão e, na maioria das vezes, provocam situações constrangedoras.

Em alguns casos os nomes extrapolam o bom senso e chegam a ter uma conotação pejorativa. Há ainda aqueles tipicamente masculinos empregados para denominar uma pessoa do sexo feminino, e vice-versa. Para esses casos, tanto o antigo como o novo Código Civil permitem a mudança de nomes.

“Chamada de ação de retificação de assento, o processo é rápido e a prova é a demonstração de irresignação da pessoa, o nome impróprio e testemunhas que presenciaram situações constrangedoras”, afirma o advogado Angelo Carbone, de São Paulo. Ele observa que "a alteração é feita por meio de uma sentença proferida por um juiz". A pessoa escolhe o nome pelo qual gosta de ser chamada.

Segundo Carbone, o pedido de mudança de nome pode ser feito em qualquer momento da vida e deve ser visto como uma forma de melhorar a auto-estima dessas pessoas. Traduz, sempre, uma mudança de postura diante da vida, conclui.

Se este for o seu caso:

1. Escolha um profissional de sua confiança e que seja especializado nessa área (Vara de Registros Públicos);

2. Reúna os seguintes documentos: RG, CPF, certidão de nascimento ou casamento, prova de residência e certidões dos cartórios de distribuição civil, criminal e protestos;

3. Consiga duas testemunhas que presenciaram alguma situação jocosa que tenha ocorrido em razão do seu nome;

4. Se for o caso, junte também, documentos que provem que você é tratado como mulher quando na verdade é um homem ou vice-versa;

5. Proposta a ação, o juiz e o promotor, vão avaliar o problema e ao final vão deferir a pretensão, se houver relevância, determinando a alteração do nome no Cartório de Registro Civil.

Veja nomes curiosos que já passaram por processos judiciais:

Himeneu Casamentício, Carabino, Segunda Distração, Naída Navinda Navolta, Pália Pélia Pólia Púlia, Rocambole, Farmácio, Zorro, Shampoo, Sovaco, Adafanestor, Dântrio, Genésimo, Oquilésio, Ramono, Abilésio, Adafanestor,Cânhamo, Detrufoide, Emilérsio, Rúgilo, Zímbrio, Gigle, Holofontina, Novifundio, Pretextata, Rodela, Auristálio, Benésimo, Henriquíssimo, Jotacá, Libertino, Lindulfo, Mijarina e Mimaré. (Da base de dados do Espaço Vital)



Comentários

comentário isabela critina - estudante | 03/03/2009 às 11:00 | Responder a este comentário

nao coloque nomes que causa constrangimento

comentário giselle - estudante | 15/12/2011 às 14:36 | Responder a este comentário

oiiiiiiiiii gostaria de uma informação;se fala muito em trocar o prenome .gostaria de saber e os sobrenomes? no meu caso o meu sobrenome causa um contrangimento daqueles pesados ,como faço porque ao falar o meu sobrenome ja me falaram que era só procurar o cartorio q era feito na hora a retirada do nome ou substituiçao ja foi falado na tv e tudo sem querer o meu sobrenome como fazer sera q ainda vou ter que procurar um advogado passar ainda por todo esse processo .
por favor me ajude quero me ver livre desse sobrenemo
espero a resposta do que devo fazer
obrigada!

comentário Mica - Agente Administrativo | 07/02/2012 às 16:32 | Responder a este comentário

Olá tudo bem? Queria saber quanto tempo demora para sair um processo de troca de nome, pretendo trocar meu nome pois sempre me causou muito constragimento. Me chamo Miquele, na primeira impressão soa feminino, porém, sou homem. Tem a questão de ser um nome italiano, só que aqui no Brasil, infelizmente não importa.

comentário maria do socorro - secretaria | 05/04/2012 às 10:00 | Responder a este comentário

ola. bom dia meu nome e maria do socorro e esse socorro me da muito cintrangimento ois so tenho 26 anos e parece que ja sou uma pessoa mais de idade entao gostaria de tirar so o socorro sera que e possivel ... me respondao por favor

comentário Antonio Carneiro de Sousa - Advogado | 05/06/2012 às 17:25 | Responder a este comentário

No caso dos nomes citados no texto não há dificuldade para conseguir uma alteração. O mais difícil é quando o nome é um nome comum ( Safira, Olindina, Bernadete etc) e a pessoa se sente constrangida por causa do nome.

www.causasganhas.blogspot.com

comentário deusaf6@hotmail.com - financeiro | 29/04/2013 às 14:47 | Responder a este comentário

o meu nome é deusidete pra mim é muito constrangedor o que eu faço pra mudar o meu nome

comentário jéssica - estagiária de direito - DPESP | 27/06/2013 às 11:27 | Responder a este comentário

Deusidete, é preciso ajuizar uma ação de retificação do registro civil e demonstrar que seu nome causa constrangimento. Procure um advogado ou, se na sua cidade tiver, a Defensoria Pública.

comentário Erick - Auxiliar Administrativo | 18/10/2013 às 13:58 | Responder a este comentário

Olá , sou mulher e sou registrada como Erick, sempre me causou muito desconforto, em clínica, Colegio, sempre fui chamada como Srº Erick, qual a difivuldade que terei pra fazer essa mudança? Tenho 23 anos.
Obrigada

comentário luiz geraldo isabel dos santos - tecnico saneamento ambiental | 08/04/2014 às 11:45 | Responder a este comentário

NO MEU SOBRENOME TEM ISABEL QUE ME CAUSA MUITOS CONSTRANGIMENTOS NO AMBIENTE DE TRABALHO DEVIDO A PIADAS QUANDO PRONUNCIADO EM PUBLICO DURANTE UM CURSO CONGRESSO OU EVENTOS FORMAIS

Deixe sua opinião!

Evite ofensas pessoais, o ofendido poderá localizá-lo através do IP de seu provedor.









O Jornal Jurid pertence à Jurid Publicações Eletrônicas